O que é?

A Podoposturologia é uma técnica fisioterapêutica de origem francesa muito difundida na Europa que auxilia em inúmeras patologias, através da reprogramação da tonicidade muscular e da postura através do uso de Palmilhas Posturais.

       Após avaliação postural específica e criteriosa, são prescritas palmilhas confeccionadas em EVA (Etil Venil Acetato), que são confeccionadas especificamente para cada paciente.

Influências

O pé é um órgão de equilíbrio, regulando a pressão e a distribuição de peso em relação ao solo e ao centro de gravidade. Os pés são responsáveis também pela regulação da postura dinâmica e estática que vem da região plantar e, ainda, são órgãos sensoriais capazes de captar informações externas relacionadas ao solo e informações internas relacionadas ao controle postural. As informações necessárias para a coordenação e regulação da postura dinâmica e estática provêm da planta dos pés, que é muito rica em neuroreceptores.

As alterações mecânicas nos pés podem gerar compensações em outros níveis do corpo levando a uma resposta de todo sistema músculo-esquelético causando um problema no aparelho locomotor e em todo o seu conjunto. Uma alteração no calcâneo (Ex.: calcâneo varo), desencadeará diversas adaptações nas estruturas articulares (tornozelo → joelho → quadril → pelve → lombar) e assim sucessivamente, até que uma articulação ou estrutura não conseguirá se adaptar aos estímulos e irá provocar sintomas(dores) e até mesmo lesões.

A técnica consiste na correção desses desequilíbrios através de órteses plantares (palmilhas posturais), provocando uma estimulação mecânica e proprioceptiva no pé, repercutindo de forma global e com isso reprogramando a tonicidade muscular e assim ajustando a postura, trazendo o alivio dos sintomas e auxiliando o desempenho do aparelho locomotor. 

Baropometria - Avaliação Computadorizada dos Pés

O baropodômetro é um equipamento desenvolvido para a análise dos pontos de pressão plantar exercido pelo corpo, tanto em posição estática quanto em movimento.

Consiste de uma plataforma sensível a pressão com sensores piezoelétricos com a mais alta concepção de tecnologia, conectado a um computador o qual utiliza um software apropriado para visualizar imagens coloridas e dados estatísticos, com um alto valor diagnóstico. Identifica agentes diretos ou indiretos que proporcionam ao indivíduo uma instabilidade corpórea, que mais tarde serão impressas sob a forma de gráficos ou planilhas.

           Indicações

As palmilhas posturais auxiliam no tratamento de diversas patologias, algumas por exemplo: